COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO, SEBRAE APRESENTA PROGRAMAS À PREFEITURA

A Diretoria do SEBRAE, representada pelo Diretor Administrativo e Financeiro Guilherme Campos, esteve em reunião nesta terça-feira (16), com a Prefeitura de Mairiporã e Câmara Municipal, para apresentar as oportunidades em prol ao desenvolvimento econômico do município por meio do Plano de Desenvolvimento Local, com ações de curto, médio e longo prazo, todas com foco nas vocações e necessidades do município. Dentre as oportunidades foram destacados o “Plano de 100 Dias”, que contempla ações em Cultura Empreendedora, Compras Públicas e o Empreenda Rápido.
Em “Compras Públicas”, o objetivo do plano é apoiar os gestores municipais a alavancarem o acesso dos pequenos negócios ao mercado governamental. De acordo com a legislação vigente, os municípios e consórcios intermunicipais podem implementar políticas que estabeleçam regimes preferenciais previstos em lei, garantindo a participação das micros e pequenas empresas, de forma simplificada e prioritária nas diferentes modalidades de compras públicas, como as concorrências e os pregões.
O Programa “Empreenda Rápido”, maior iniciativa de inclusão social e econômica no estado, oferece capacitação técnica e de gestão, parceria do Sebrae-SP com o Governo do Estado. Nele, pessoas físicas e MEIs (Microempreendedores Individuais), podem se inscrever em cursos técnicos ministrados pelo Senac e Senai, ou de gestão com o próprio Sebrae, e ainda têm acesso a novos mercados, podendo solicitar crédito orientado e facilitado.
O plano visa, ainda, fortalecer a pauta dos municípios paulistas para a educação empreendedora por meio da apresentação dos programas de apoio do Sebrae, como o “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP) ”, “Crescendo e Empreendendo” e “Vai Lá e Faz”. O propósito é, oportunamente, inscrever o tema por norma (lei ou decreto) em todas as etapas da educação local, transformando as iniciativas em políticas permanentes.