CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMEÇA HOJE (9).

A partir de hoje (9), começa a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, para garantir o livre debate da sociedade sobre temas que permeiam os direitos e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Visando ter uma abrangência ampla, nessa edição as reuniões serão divididas em 5 polos, para que mais pessoas tenham acesso e participação.

Nesse ano o tema da Conferência será “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou 5 eixos de debates, visando qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS nos municípios, estados, Distrito Federal e União.

5 EIXOS

No eixo 1 o debate será entorno da proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. Para o eixo 2 a pauta será o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócioassistenciais. Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários é o tema do 3 eixo.

Já no eixo 4 tratarão da gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. No 5 e último eixo o diálogo será baseado na atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Agenda – Confira o calendário e os locais onde serão realizados os encontros:

09/08 – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro – Alameda Tibiriça, 1103 – Vila Ipanema.

10/08 – Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – CCCA Fernão Dias – Rua Senador Robert Kennedy, 120 – Jardim Fernão Dias.

11/08 – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS Centro – Rua Laura Barbosa do Nascimento, 64 – Centro.

12/08 – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Petrópolis – Alameda Canuto de Pito, 870 – Parque Petrópolis.

13/08 – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Terra Preta – Rua João Pedro Miziara, 20 – Terra Preta.