COOPERANDO PELO MEIO AMBIENTE

Localizada rua Azis Ouchana, sem número, na Vila Sabesp, funciona a Cooperativa de Trabalho e Produção de Recicláveis de Mairiporã, a Cooprema. Embora já exista há algum tempo, quando funcionou de início no Distrito de Terra Preta, em junho de 2016 a cooperativa migrou para o seu atual endereço, em um galpão mantido pela prefeitura, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Meio Ambiente.

Esta iniciativa é parte do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis (PCSR), que visa cumprir as metas do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos fomentando a “formação de cooperativas de produção (…) voltadas para a coleta seletiva de materiais recicláveis” de modo a “promover e incentivar a educação ambiental” e “propiciar a defesa do meio ambiente através da coleta seletiva e da comercialização adequada dos resíduos recicláveis”, conforme estabelece o texto da Lei de Resíduos Sólidos nº 3266/13.

Assim, contando hoje com 11 cooperados e mais de 30 pontos de coleta seletiva espalhados por toda a cidade, como escolas, condomínios e fábricas, além de atender à chamados para retirada de material reciclável, a cooperativa seleciona mensalmente cerca de 25 toneladas de material reciclável, contribuindo enormemente para a preservação do meio ambiente.

Além da prefeitura, o apoio do poder público também se faz presente pela doação de um caminhão de pequeno porte para coleta, contentores (caçambas de lixo), empilhadeira manual e uma prensa hidráulica, feitas pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, órgão do governo do Estado voltado para a preservação deste recurso.

A Cooprema coleta e seleciona para reciclagem um variada gama de materiais, como papéis (jornais, revistas, cadernos, papel de embrulho, embalagens Tetra Pak, caixas de papel e papelão), plásticos (garrafas PET, brinquedos, potes e frascos de produtos de limpeza), metais (latas de alumínio e aço, pregos, parafusos, produtos de ferro, zinco e cobre), vidros diversos, além de outros, como óleo de cozinha, pilhas e baterias, CDs, fitas VHS, chapas de raio-x, isopor e eletroeletrônicos em geral.

Após nos contar um pouco sobre o trabalho da cooperativa, a coordenadora doa cooperativa nos levou pelas instalações e nos mostrou a estante onde ficam os brinquedos, confeccionados pelas crianças com material reciclado nas visitas feitas na cooperativa, até antes do começo da pandemia de covid-19 em março do ano passado. A coordenadora também informou que as crianças tem um papel importante no cuidado com o meio ambiente ao influenciar a família, levando para casa o que aprende na escola. “Em se ensinando as crianças, reciclagem não vai mais pro aterro, aposto que até cobram os pais”, diz ela.

Os cuidados com a separação do material reciclável são fundamentais, porque segundo a coordenadora, às vezes encontram junto com os recicláveis lixo comum, o lixo de banheiro e até mesmo fezes de cachorro e máscaras para proteção contra a covid-19. Além disso, nos alerta para o perigo de lidar com materiais cortantes ou contaminantes, manuseados pelos cooperados na esteira de separação, “o vidro é bom sempre estar enrolado [com papel], se estiver quebrado, colocar dentro de uma caixinha de leite”.

Confira abaixo a lista de pontos de coleta ou ligue para a cooperativa no 11 97432-3078.

 

PONTOS DE COLETA

 

Portaria Sausalito

Av. Dr. Arthur de Andrade Filho, 3850

Espaço Bela Vista

Rua Custódio Lavapés, 180, Jardim Ester

Bairro Hortolândia

Chácara Santa Fé

Estrada Municipal da Mantiqueira

Saint Moritz

Rua Renascença, 1701, Vila Renascença

Rancho Conquista

Estrada Laert Guerra de Aguiar, 700, Santa Inês

Mon Chalé

Alameda das Palmeiras, 65, Encosta da Cantareira

Smart Chiller

Rua Domingos Cândido, 250, Terra Preta

Condomínio Champs Elysées Village

Av. dos Guaratãns, 530, Serra da Cantareira

Condomínio Estância da Serra

Rua Tenente Coronel Armando Alves Pinto, Estrada do Barreiro

Residencial Céu Azul

Estrada do Cinco Lagos, 2117-2065, Cinco Lagos

Residencial Ypeville

Avenida Marginal, 45, Terra Preta

Residencial Iporã

Estrada Municipal Norberto Antonio de Morais, 1222

Wizard

Av. Leonor de Oliveira, 62, Centro

Castella Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.

Av. Américo Luz Esperandio, 110, Terra Preta

Condomínio Bucólica

Estrada Municipal João Rosa de Miranda

Unique Garden

Estrada Laramara, 3500, Terra Preta

E.E. PIETRO PETRI

Rua João Pedro Miziara, 25, Terra Preta

Câmara Municipal

Alameda Tibiriçá, 3400, Vila Nova

Gestão de Pessoas – Prefeitura de Mairiporã

Alameda Tibiriçá, 374, Vila Nova

Secretaria Turismo e Esportes

Rua Raimundo Cervenka, 36, Cidade Jardim

Secretaria De Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana

Rua Jamil Salomão Jorge Chama, 299, Cidade Jardim (Clube de Campo)

Projeto Navega

Rua Raimundo Cervenka, s/n, Cidade Jardim

Prédio Clube de Campo

Alameda Dona Sinharinha, Cidade Jardim

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Rua Capitão Cândido Galrão, 173, Centro

Secretaria de Educação e Cultura

Av. Tabelião Passarela, 850, Centro

Ginásio de Esportes Florêncio Pereira

Estrada do Rio Acima, 400, Vila Sabesp

Acesso Rápido

Skip to content