CREAS: SERVIÇO QUE RESGATA A DIGNIDADE DO CIDADÃO

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social é uma unidade pública que atende todas as demandas de violações como, por exemplo, violência ou situações onde a família ou indivíduo estão em risco social. Ele também possui serviços tipificados pela política nacional da assistência social, que garante direitos a todos os cidadãos, previsto na resolução nº 109 do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), mais especificamente no Nível II da resolução, onde são ofertados os seguintes serviços:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. Esse serviço atende todas as situações de violações e todos os tipos de violência, desde a física até violência a psicológica, abuso e agressão, onde uma dupla de Assistente Social e Psicólogo fazem o acompanhamento e acolhimento.

 

  • Serviço Especializado em Abordagem Social. Ele tem como objetivo fazer a busca ativa de pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade como, por exemplos, pessoas em situação de rua e crianças e adolescente em situação de trabalho infantil.

 

  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida – LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC. São medidas sócias educativas, com aplicação advinda do ECA lei n º 8069/90, aplicado pelo judiciário aos adolescentes que são condenados por algum tipo de delito.

 

  • Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias. Esse serviço é ofertado, em nosso município, por meio de parceria com a APAE. Está em consonância e diálogo com as unidades da assistência social para conseguir manter o acompanhamento às famílias e garantir o bem estar e qualidade de vida para esse grupo.

 

  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Neste caso são trabalhados a autoestima, o potencial humano,  além de estratégia para garantir que através de uma perspectiva de vínculo o indivíduo tenha a reinserção de fato à sociedade, promovendo também o resgate do convívio familiar.

Além de todas os serviços oferecidos, a unidade do CREAS Mairiporã, oferece acesso a documentos, local para higiene pessoal, possibilitando que as pessoas em situação de rua tenham um local para tomar banho, mais café da manhã e almoço, com  possibilidade de ser encaminhados a uma  instituição (Casa de Passagem), enquanto estiverem no processo de reinserção à sociedade. Todas essas estratégias são pensadas para acolher; fazer o indivíduo se sentir em casa, sem olhar de superioridade, sem ser julgado, de forma que se sintam confiantes para retomar às diretrizes de suas vidas.

Vale lembrar que o CREAS é uma ferramenta totalmente ligada ao CRAS, que possui um trabalho estritamente técnico, mas preconizado pela segurança, e afiançado pela política nacional da assistência social, em forma de batalha para garantir o direito de todos os cidadãos.

O CREAS Mairiporã fica na Rua Dona Laura Barbosa do Nascimento, 230 –  Jardim Galrão, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Para entrar em contato com o CREAS você pode ligar para (11) 4604-6443 ou, com o mesmo telefone, chamá-los no WhatsApp.

Acesso Rápido

Skip to content