CULTURA MAIRIPORÃ – MAIS UM GRANDE PASSO PARA A GARANTIA DE DIREITOS!

Formalização dos contratos do programa de incentivo à cultura de Mairiporã

Na última sexta-feira, 11 de março, a Unidade de Gestão de Cultura recebeu os representantes dos 15 projetos que serão financiados pelo Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Mairiporã. As propostas foram selecionadas dentre 58 projetos que concorreram ao prêmio ProAC Municípios 2021 – convênio que conta com recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Segundo Ricardo Massonetto – gestor da cultura em Mairiporã – esta iniciativa pública é um dos principais vetores para o desenvolvimento cultural local, pois estimula e qualifica a produção cultural e artística de grupos, coletivos e agentes municipais, que por sua vez, cumprem a missão de fazer com que a produção cultural chegue na ponta, à sociedade.

Durante a cerimônia de formalização dos contratos, a mairiporanense Fabiana Blanco, representante de um dos projetos selecionados, disse que vive em Mairiporã há 40 anos, e “nunca vivenciei uma iniciativa de políticas públicas tão positiva para proporcionar o desenvolvimento do setor cultural em nossa cidade”.

Ricardo Barbosa - Presidente da Câmara dos Vereadores
Vereadores Gilberto Sensei, Ricardo Baborsa, Leila Ravázio e Eliomar. Também estiveram presentes os vereadores Dori Freitas e Sargento Rubão, além dos representantes dos vereadores Nando Rachas e Nilber.

Na atividade de sexta, além de formalizar os contratos com os produtores e produtoras culturais, cada um dos representantes das propostas selecionadas pode realizar breve apresentação das metas aos vereadores, secretários municipais e equipe de diferentes setores de governo. O objetivo desta ação de integração é potencializar os resultados na execução dos projetos, pois a grande maioria terá atuação transversal e descentralizada, atendendo comunidades e pessoas em diferentes equipamentos públicos e comunitários.

Representantes das propostas do PRÊMIO DE INCENTIVO À CULTURA
Arte Educadores(as) das Oficinas Culturais 2022 - Mais Cultura Mairiporã

Ainda nesta atividade de sexta, a Unidade de Gestão de Cultura apresentou as 30 oficinas culturais que iniciam o cardápio 2022 do programa Mais Cultura Mairiporã – programa que tem por objetivo promover acesso e inclusão cultural por meio de oficinas e vivências continuadas e descentralizadas. As atividades serão desenvolvidas durante todo o ano nas unidades da Cultura em Mairiporã e Terra Preta, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Comunitário da Criança e do Adolescente (CCCA), APAE, Unidades Escolares e Entidades parceiras das regiões de Terra Preta, Capoavinha e Complexo Velhão.

Para centralizar todas as informações sobre as oficinas culturais, projetos e oportunidades da Cultura em Mairiporã, a prefeitura criou em 2021 a PLATAFORMA DA CULTURA: ambiente que garante o registro histórico de atividades e democratiza o acesso à informação. Para ficar por dentro de tudo, basta acessar a PLATAFORMA DA CULTURA no endereço eletrônico  www.mairiporã.sp.gov.br/cultura.

A Cultura é um direito previsto no artigo 215 da Constituição brasileira, e garante a transformação social, humana e cidadã!