EDUCAÇÃO FAZ PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Entrega de livros promoverá interação e letramento entre bebê e familiares.

 Agosto é considerado o mês da Primeira Infância no Brasil e a prefeitura de Mairiporã, através da Secretaria de Educação, promoverá a semana do bebê, com atividades voltadas às crianças de 0 a 6 anos. Na grade de programação haverá formação para os gestores da educação infantil; entrega de livros nas creches; live com especialista para falar da importância da literatura para os considerados bebês, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no Facebook.

As ações, que acontecem de 23 a 27 de agosto, abordarão práticas literárias dentro e fora do ambiente escolar, para que os pais também estimulem as crianças, promovendo a literacia familiar, ou seja, o letramento dentro dos ambientes em que a criança estiver inserida, pois estudos mostram que é determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pela criança. “É nesse período que ocorre o início de uma série de comportamentos e interações com o ambiente que circunda a criança, sendo que todos os estímulos recebidos surtem efeito até mesmo na vida adulta da pessoa”, afirmou a secretaria de educação.

A prefeitura tem investido na educação por meio de materiais e capital humano, com capacitação interna dos coordenadores da educação infantil, que multiplicarão o conhecimento repassando aos professores da rede municipal. Já a entrega dos baús com livros, que serão entregues nas 11 creches do município durante a semana de 23 a 27 de agosto, promoverá a interação professor, aluno e familiares através dos livros.

“A razão de investir nessa idade é justamente porque estudos comprovam que uma educação infantil de qualidade pode ter um grande impacto no desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, e influenciar positivamente sua vida, tanto no presente quanto no futuro. Oferecer livros na tenra idade auxilia no incentivo ao gosto pelo livro e na sequência pela leitura”, destacou a secretaria municipal, responsável pela semana do bebê.
A semana do bebê traz ainda uma live com a escritora e jornalista Alessandra Roscoe e com a participação especial de pais e bebês da rede municipal de ensino. O bate-papo será sobre “Fraldas e Livros: a importância da leitura na primeira infância e a literacia familiar.

 

ALESSANDRA ROSCOE

Natural de Uberaba, Minas Gerais, formada em jornalismo, escritora e coordenadora do Uniduniler todas as letras (www.uniduniler.com.br ), projeto de mediação de leitura, que desde 2013 percorre todo o Brasil levando livros, leituras e afetos, onde nem sempre eles chegam.

Atualmente Alessandra vive em Brasília com a família. Publicou mais de 40 livros para a infância. Já teve livro adaptado para o cinema, em acervo de bibliotecas internacionais, traduzidos em outros países.

Finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Não esconde que antes de escritora e mediadora de leituras, é uma apaixonada pela leitura. 

 

Acesso Rápido

Skip to content