ESTADO DE SP FLEXIBILIZA MEDIDAS CONTRA A COVID-19

A partir de 1º de agosto estabelecimentos poderão encerrar atividades às 00 horas.

Na quarta-feira (28), o governo de SP anunciou para todo o estado novas medidas de flexibilização contra Covid-19. A partir desse domingo, 1º de agosto, setores comerciais e serviços considerados não essenciais, terão ampliação até o dia 16 de agosto do horário de funcionamento e da capacidade de público presencial.

Os estabelecimentos comerciais em geral, shoppings e restaurantes poderão permitir acesso até às 23 horas e encerramento das atividades às 00 horas. Com relação ao percentual da capacidade de ocupação dos locais, a regra passa de 60% para até 80%.

As medidas buscam retomar as atividades econômicas, de forma gradual e segura, após sucessivas melhoras nos índices de saúde e aumento do número de vacinados contra o Coronavírus. De acordo com governador, felizmente houve uma queda substancial dos números de internações e óbitos, já que o estado vem fazendo o papel de seguir as recomendações da medicina. A máscara, o distanciamento social e os protocolos de higiene são mantidos em locais de acesso público.

A partir da segunda quinzena de agosto, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene. “Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, há um planejamento para avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto”, ressaltou o governador.

O Governo do Estado mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

DEMAIS MEDIDAS

A partir desse domingo (1º) está confirmado a reabertura dos parques urbanos e unidades de conservação estaduais em horário integral. A lista completa de áreas verdes com visitação liberada e seus respectivos horários está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, sob rígido cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.

TOQUE DE RECOLHER

Outra medida que chegou ao fim foi o toque de recolher durante as madrugadas. Já eventos que geram aglomerações, como casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, e similares continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do Coronavírus.