FORÇA-TAREFA DE MAIRIPORÃ ATUOU NO COMBATE AO INCÊNDIO NO PARQUE ESTADUAL DO JUQUERY

Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria do Meio Ambiente trabalham em conjunto na operação.

Nesse domingo (22), o Parque Estadual do Juquery foi atingido por um incêndio de grande escala, causado pela queda de um balão. Para ajudar no combate ao fogo, que ainda continua devastando o local, 10 profissionais da cidade de Mairiporã montaram uma força-tarefa para colaborar com outros combatentes que estão na linha de frente da calamidade.

Estima-se que as chamas tenham consumido 80% da área da vegetação, o que corresponde 1200 hectares e as equipes muitas vezes precisam atuar com bombas costais, já que os caminhões com água não conseguem acessar alguns trechos. O helicóptero da Polícia Militar está atuando em conjunto com os bombeiros, brigadistas, defesa civil, secretaria municipal do meio ambiente e voluntários de diversas regiões.

O parque está localizado entre os municípios de Caieiras e Franco da Rocha, além de fazer divisa com Mairiporã, tem uma área de quase 2 mil hectares, equivalente a 20 milhões de metros quadrados. A unidade de conservação preserva o último fragmento de cerrado da região metropolitana de São Paulo e abriga animais como cachorro-do-mato, veado-campeiro, seriema e jaguatiricas, além de espécies de árvores como angico, copaíba e cambará.

CAMPANHA EM PROL DOS ANIMAIS ATINGIDOS PELO FOGO

A primeira-dama de Mairiporã, Luciana Hamid, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que também coordena a Causa Animal na cidade, está fazendo uma campanha de arrecadação de doações para o resgate de animais atingidos pelo fogo, que consumiu boa parte do Parque Estadual do Juquery nesse domingo (22).

Entre os itens necessários estão caixas de transportes, podendo essas já serem usadas, toalhas de banho (também podem ser usadas), soro fisiológico e gaze para a realização de um primeiro atendimento e curativos. Quem quiser também pode doar outros itens farmacêuticos como pasta d’água e antissépticos.

Se você quiser doar esses itens procure o Fundo Social de Solidariedade, localizado na Alameda Tibiriçá, 535, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Acesso Rápido

Skip to content