Secretários

Secretario Adjunto de Administração, Recursos Humanos e Modernização

DOUGLAS PEREIRA DA SILVA

Formado em Recursos Humanos, Gestão de Pessoas na Administração Pública e Teologia, pós-graduado em Direito Público, Controladoria Externa, Políticas Públicas e Administração e Gestão Pública.

Possui cursos de extensão no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) de Controladoria Interna, Índice de Efetividade na Gestão Municipal, Licitações e Contratos, Observatório do Futuro Agenda 2030 e AUDESP.

É servidor público de Mairiporã desde 1988 e atuou como chefe de divisão do departamento de Recursos Humanos, aonde chegou ao cargo de diretor.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS

Graduado em Direito pela Faculdades Integradas de Guarulhos, atua como advogado, consultor previdenciário, palestrante e empresário em mais de 200 municípios do Brasil.

Foi Vereador por dois mandatos em Mairiporã, nas legislaturas de 2009/2012 e 2005/2008, em que foi Presidente da Câmara Municipal.

Exerceu Cargo de Natureza Especial na Câmara dos Deputados na Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público.

Além disso, atuou como Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mairiporã e na Frente Parlamentar dos Comerciários no Congresso Nacional.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

ROGÉRIO DOS SANTOS

Rogério dos Santos tem 51 anos, é administrador de empresas, formado pela Uninove, e graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela FIG – UNIMESP. É pós-graduado em Direito Constitucional (PUC), e atualmente cursa pós-graduação em Direito em Ambiental e Urbanístico, no Instituto Damásio de Direito, e MBA em Gestão Pública, na UNG.
No decorrer de sua carreira, trabalhou em várias empresas privadas como Biller do Brasil e Indústrias Filizola, entre outras. Também foi presidente da Câmara de Comércio Brasil-África.
Na área pública, trabalhou na secretaria de Governo, em Guarulhos, na gestão Guti, sendo o único representante daquela municipalidade no processo eleitoral dos conselhos fiscal e administrativo do IPREF – Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos.
Trabalhou também na secretaria de Meio Ambiente, em Guarulhos, quando atuou como gestor de políticas municipais, e na secretaria de Esportes e Lazer, como secretário adjunto.

Secretaria Municipal de Cultura

RICARDO MASSONETTO

Compositor, músico e produtor cultural há 25 anos, em sua carreira já lançou oito discos com obras próprias. É empresário do setor cultural desde 2001, e tem atuação com ênfase no planejamento, elaboração e execução de projetos. Atua também na área de consultoria e assessoria em Políticas Públicas de Cultura, e já participou em quatro oportunidades, das comissões técnicas do PROAC (PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO) e em programas de fomento à cultura de cidades como Jacareí, São José do Rio Preto, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Cursou Administração de Empresas no Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto e extensão em Formação de Gestores Públicos para o Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura na Universidade Federal do ABC (UFABC). É também Graduando em Políticas Públicas pela Universidade Paulista (UNIP).
Foi Agente Mobilizador do PROGRAMA CULTURA VIVA – contratado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2018 – no período, foi responsável pela capacitação e apoio à elaboração de projetos de coletivos e entidades culturais de 18 municípios paulistas que integram a sub-região norte metropolitana e Circuito Entre Serras e Águas.
Atualmente também é membro integrante da ADIMC – Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura.

Secretaria Municipal de Educação

MÁRCIA APARECIDA BERNARDES

Formada em Letras e Pedagogia. Possui especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Gestão na Educação Infantil e especialização em Alfabetização.

Foi Dirigente Municipal de Educação do município de Atibaia no período 2013/2020, onde é diretora de escola efetiva. Atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados às políticas públicas educacionais, regime de colaboração, financiamento da educação, ensino híbrido, formação de professores e educação infantil no Estado de São Paulo e na esfera federal.

Já foi vice-presidente e presidente da UNDIME-SP do interior (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Atua como professora universitária da UNIFAAT Centro Universitário no curso de Pedagogia e pós-graduação.

Secretaria Municipal da Fazenda

SILVANA FRANCINETE DA SILVA

É bacharel em ciências contábeis pela faculdade Oswaldo Cruz, foi professora, contadora e Secretária Municipal da Fazenda nas cidades de Mairiporã e Ferraz de Vasconselos.

Tem cursos de especialização pelo Instituto Brasil de Inteligência em Administração Pública, em Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, Conhecendo o Projeto Audesp, Projeto Audesp, Contabilidade Pública, Orçamento Programa, Recursos da Educação,  concluiu cursos de extensão também na Sociedade Brasileira de Municípios, Tribunal de Contas do Estado e Consultório em Administração Municipal.

Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano

ALEXANDRE DOS SANTOS

Formado em Logística pela Faculdade Integrada Torricelli, foi técnico em transporte público e assistente administrativo de Habitação na Prefeitura de Guarulhos.

Eleito vereador por dois mandatos na cidade de Mairiporã, onde foi Primeiro Secretário da Câmara, presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente e da Comissão Permanente de Justiça e também foi membro de três Comissões Especiais de Inquérito.

Participou da implementação de diretrizes da política habitacional no município e do desenvolvimento de programas habitacionais, através de convênios com instituições públicas e privadas.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

JOSÉ EDUARDO VICTORINO

Natural de Tremembé, aonde teve os primeiros contatos com a fauna e flora local, aprendendo a amar, respeitar e proteger o meio ambiente. Formado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Pericias de Engenharia e Avaliações e Especialização de Análises de Impactos Ambientais. Colaborou ativamente das discussões da Lei Estadual 15.790/15, que trata dos limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery, com a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Mairiporã.

Além disso, Victorino participou de projetos importantes sobre a Gestão da Qualidade, Treinamento Vivencial de Liderança, Grupos de Melhorias, Manutenção Produção Total, entre outros. Atuante como defensor da Causa Animal, em especial da fauna silvestre, com articulações junto ao Conselho Municipal de Defesa e Bem-estar animal.

Atua como empresário experiente do ramo da construção civil em obras e manutenção da iniciativa privada, levando em conta a guarda do patrimônio ambiental em nosso território, mostrando a importância de Mairiporã no cenário Político Ambiental do Estado de São Paulo.

Secretaria Municipal de Obras e Planejamento

MARCUS IVONICA

Formando em engenharia elétrica, empresário experiente do ramo da construção civil e obras industriais e públicas.

Dirigiu obras importantes em cidades como Atibaia, Francisco Morato, Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã e gerenciou projetos e execuções para importantes empresas privadas.

Possui formação técnica em licitações públicas, software de desenho técnico e tridimensional para arquitetura, engenharia civil, elétrica, geográfica, mecânica e específicos ao Serviço Nacional da Indústria.

Secretaria Municipal de Relações Institucionais

MARIA LUCIA MELLA NAF

Graduanda em Gestão Pública, pela Universidade Cruzeiro do Sul, atuou como assessora técnica parlamentar na Câmara de Vereadores, em Mairiporã. Atuou também como secretária municipal de Assistência Social, entre 2013 e 2016. Foi presidente do Fundo Social de Solidariedade, onde desenvolveu e participou de vários projetos sociais.

Tem ampla experiência na implantação e condução de programas municipais, estaduais e federais destinados às políticas públicas e sociais.

 

Secretaria Municipal de Saúde

RAPHAEL APARECIDO DE SOUZA

Raphael Aparecido de Souza, 40 anos, é bacharel em Direito, historiador e pedagogo, com MBA em Administração Hospitalar. Possui ampla experiência na administração pública e em gestão pública, com ênfase em contratos e licitações. É titular de cargo efetivo, junto ao Governo do Estado de São Paulo. Foi consultor do maior Programa da UNESCO no Mundo e o Maior Programa do Governo do Estado de São Paulo – o renomado Escola da Família, quando liderou mais de 2.500 pessoas diretamente, em 81 escolas estaduais, acumulando, posteriormente, a função de Coordenador Regional do Projeto de Mediação de Conflitos Escolar e Comunitário, em cinco municípios da grande SP, por meio do Governo do Estado de SP. Atuou também na Direção Técnica do CAF – Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura, junto a Diretoria de Ensino da Região de Caieiras, nos cinco municípios de jurisdição – Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Caieiras.
Dirigiu o Departamento de Cultura na cidade de Mairiporã, além de atuar junto à Secretaria de Educação e Cultura no município de Francisco Morato e também a Secretaria de Saúde na cidade de Carapicuíba.
Anteriormente ao cargo da pasta, exercia a função de secretário adjunto de Saúde de Mairiporã.

Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade Urbana

FRANCISCO WANDERLEI ROHRER

Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, possui doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC/ SP, com tese sobre Memória além de ser mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, com dissertação sobre a identidade do policial comunitário e mestre em Ciências Policiais pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar.
Francisco possui graduações em Psicologia pela UNIP, Direito pela UNICSUL, Educação Física pela EEFPM e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. É também pós-graduado em Estratégia Política pela ADESG e Administração de Eventos pela Faculdade Senac.
Vale ressaltar que o novo Secretário de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana foi comandante de pelotão de ROTA, atuou no policiamento do Centro e Zona Oeste da capital de São Paulo e participou da implantação do policiamento comunitário no Estado de São Paulo.
Francisco ministrou aulas em todos os cursos de formação, mestrado e doutorado da Polícia Militar e foi chefe de gabinete das Subprefeituras de Vila Formosa e Itaquera, e do Serviço Funerário da cidade de São Paulo, bem como foi Diretor Geral da Faculdade Metropolitana de Caieiras. Além disso, efetuou o curso de Tecnólogo de Bombeiros pelo Corpo de Bombeiros de SP e FATEC.

Secretária Municipal de Turismo, Esporte e Juventude

                                                                           FERNANDO CÉSAR BRILHA BRANDÃO

Formado em Gestão de Política Pública do Turismo na Universidade Federal de Santa Catarina e em Publish Desktop pela Escola Panamericana de Artes.

Atuou por 11 anos como Coordenador de Programas e Projetos de Turismo na Prefeitura Municipal de Mairiporã, através da Secretaria de Turismo. Foi o idealizador do evento “Mairiporã Ecofest Adventure” e também realizador e organizador do “Jet boia de Mairiporã”.

Atualmente é sócio-diretor da Stratégia Comunicação e Eventos, empresa responsável pelo “Guia Mairiporã Turismo”. Além disso, é coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Agência Unicidades – Circuito Turístico entre Serra e Águas, e também o atual presidente do Conselho Municipal do Turismo de Mairiporã (COMTUR).

Procuradoria Geral do Município

EDISON PAVÃO JUNIOR

Advogado, pós graduado em direito pela UNIFMU, oficial da reserva do Exército e professor universitário.

Foi diretor jurídico de empresa, diretor de processos judiciais e diretor de assuntos do tribunal de contas na Prefeitura de Franco da Rocha.

Em sua trajetória foi diretor geral do consórcio de municípios do CIMBAJU, titular do Conselho Municipal de Política Urbana e Titular na Câmara Técnica do PDUI, Plano de desenvolvimento Integrado.

Também atuou como Chefe da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Mairiporã.

Atualmente é membro da Comissão Permanente do Exame da Ordem e Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiências da OAB/SP.

Acesso Rápido

Skip to content