MAIRIPORÃ DÁ UM PASSO HISTÓRICO NA ESTRUTURAÇÃO DO SETOR CULTURAL!

A Câmara de Mairiporã aprovou na última terça, 06 de abril, o projeto de lei do Executivo, que institui a Política Municipal de Cultura Viva.
A lei aprovada cria um novo horizonte para as políticas culturais do município, pois possibilita a identificação e o credenciamento de Pontos de Cultura de diferentes regiões da cidade, e amplia a capacidade de Mairiporã na captação de recursos estaduais e federais para a cultura.
Por meio da Política Municipal de Cultura Viva, a prefeitura poderá reconhecer iniciativas de entidades, coletivos e mestres e mestras dos saberes culturais, visando fomentar e fortalecer projetos, ações e iniciativas de formação artística e cultural, resgate e salvaguarda do patrimônio material e imaterial, resgate e valorização das culturas populares, tradicionais, étnicas e identitárias.
É correto dizer, de forma prática, que por meio da Política Municipal de Cultura Viva, a prefeitura alcançará as diferentes comunidades das diversas regiões da cidade, ampliando radicalmente a oferta cultural em Mairiporã, substituindo o modelo centralizado de oferta cultural.
A partir da aprovação desta lei, a Unidade de Gestão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciará um amplo processo de apoio à capacitação e organização das iniciativas locais, para que, em breve, possa ser iniciada a primeira etapa de chamamento público com o objetivo de credenciar Pontos e Pontões de Cultura, mestres e mestras dos saberes e fazeres culturais em Mairiporã.
Todos os interessados nas etapas de estruturação da Política Municipal de Cultura Viva devem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura.