MAIRIPORÃ FARÁ 1º ENCONTRO LITERÁRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Professores farão revezamento entre datas por conta de protocolos sanitários.

A secretaria de educação de Mairiporã realizará, com o apoio do prefeito Aladim, o 1º Encontro Literário dos professores da rede municipal de ensino, que acontecerão nos dias 5, 18, 20 e 27 de outubro.

O projeto terá dois formatos, sendo virtual na abertura do dia 5, com a palestra do professor Nino Paixão, cujo o tema será ‘O Acolhimento na Escola, a Formação do Apego e o Desenvolvimento Infantil. Nos dias 18, 20 e 27 o encontro será com a escritora Penélope Martins, trazendo o tema ‘Letramento Literário e Desenvolvimento Infantil – Por que os Livros ajudam a crescer?’.

Serão três datas com a palestra presencial, para que haja revezamento entre os docentes, respeitando os protocolos sanitários, mantendo o distanciamento social e uso de máscara.

NINO PAIXÃO

José Meciano Filho, mais conhecido como Nino Paixão, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp desde 1980, atuando como pesquisador e professor nos cursos de graduação em Medicina e nos cursos de Pós-graduação em Neuropsicológica e Reabilitação Neurológica Infantil; Professor Titular do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 1981, atuando como Professor nos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional; Mestre em Ciências na área de concentração em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Doutor em Ciências na área de concentração em Neurociências, pela Universidade Estadual de São Paulo (USP).  É palestrante e consultor na área de educação, neuroaprendizagem, acolhimento, neurodesenvolvimento infantil e na relação escola e família e pesquisador na área de envelhecimento neurológico, neuroplasticidade cognitiva, aprendizagem e neurociências e ensino. Publicou diversos trabalhos em revistas científicas do Brasil e exterior.

PENÉLOPE MARTINS

Penélope Martins é narradora de histórias, escritora, compositora, colunista de literatura no blog ‘Toda Hora Tem História’, consultora em projetos de leitura para Editoras, articuladora do projeto Mulheres que Leem Mulheres. Formada em Direito e pós-graduada em Direitos Humanos, exerceu carreira como advogada atuando com direitos fundamentais e sociais. Dedica-se à literatura para infância e articulação em projetos de construção de novos leitores pela oralidade, desde 2006. Atua como narradora também em livro-áudio. Participa como autora com o Clube de Leitores de Portugal. Seus poemas para adultos já foram publicados pelas Revistas Mallarmagens e Germina Literatura, além de Coletâneas como Espantologia Poética das Edições Me Parió. Para o canal do youtube, produziu conteúdo para Casa das Rosas, Sesi, Fábricas de Cultura e outros parceiros.

Martins também faz consultoria de projetos de leitura para editoras e escolas, assim como intermediadora em debates sobre leitura, mediação, direitos humanos na literatura e afirmação feminina na leitura.

Entre seus livros publicados para todas as idades, estão: Princesa de Coiatimbora e Aventuras de Pinóquio, ambos selecionados pelo Programa Minha Biblioteca de São Paulo; Minha vida não é cor-de-rosa, ganhador do Prêmio Biblioteca Nacional em 2019 – categoria juvenil, selecionado pelo PNLD 2020, e, também, Pato, ele não é, lançamento da Editora Krauss.