MAIRIPORÃ INAUGURA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Obra abastecerá mais 50 mil pessoas e novos bairros da cidade

Com capacidade em atender mais 50 mil pessoas, a cidade de Mairiporã inaugurou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Paulo Silva, na Vila Sabesp, na manhã de terça-feira (19). A ETA possui equipamentos modernos para captar água do Rio Juqueri e tratar cerca de 200 litros por segundo.

A obra foi construída com investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e intermédio da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), num montante de 45 milhões de reais. A Estação terá todos os processos automatizados, podendo atender novos bairros e fazer dez vezes mais análises da água tratada.

“A modernização do sistema tornará o processo mais eficiente, fazendo com que a Sabesp leve água com mais qualidade, sem falar na economia de energia e redução dos produtos químicos usados no tratamento por meio da automação do sistema. A Sabesp tem que prestar um bom serviço às cidades”, lembrou o diretor-presidente Benedito Braga.

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, representando o governador e vice-governador de São Paulo, destacou que, os municípios que preservarem os recursos hídricos e ambientais serão recompensados a partir do ano que vem. “Os municípios que tem reserva vegetal, hídrica e que fazem gestão ambiental serão contemplados e devem ser recompensados por isso. A Sabesp não faltará com água de qualidade. Até 2023 Mairiporã terá 100% do esgoto tratado”.

O chefe do Executivo não escondeu sua felicidade. “Estou muito feliz, muito mesmo por esse importante equipamento entregue hoje. Temos que agradecer ao secretário Penido e através dele toda a equipe da secretaria. Também agradecemos aos deputados Jorge Wilson, Maurici, Cezar e todos os demais presentes. Também não podemos esquecer de toda a equipe da Sabesp, ao meu vice-prefeito e a minha esposa Luciana. Essa estação de tratamento é uma das mais modernas do país, são 45 milhões de reais investidos aqui para levar água a todos e fazer o sonho acontecer, mudar vidas e realidade de mais 50 mil pessoas na nossa cidade. Quando chega a água na torneira do munícipe é porque demos o primeiro passo, com apoio de todos.

O governo do estado tem nos atendido sempre e tem nos ajudado em todas as nossas dificuldades e por isso hoje saímos do anonimato, de município dormitório para o progresso sustentável”, destacou.

Prestigiaram a entrega da ETA os deputados estaduais Jorge Wilson, Cezar e Maurici, além dos prefeitos de Francisco Morato, Franco da Rocha, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, assim como diversos vereadores, secretários municipais e servidores públicos.