MAIRIPORÃ REALIZA CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Propostas aprovadas serão encaminhadas ao PPA municipal da saúde.

A prefeitura de Mairiporã, através da secretaria de saúde e, junto do conselho municipal de saúde realizou, na última sexta-feira (12), no centro educacional, a conferência de saúde, com cerca de 42 propostas aprovadas entre as centenas feitas por usuários do Sistema Único de Saúde e técnicos da área, visando o aperfeiçoamento da qualidade nos serviços prestados no município.

A conferência, um espaço democrático de discussão e articulação coletiva com foco no SUS, reuniu o poder público e a sociedade civil organizada, para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos. Com um pouco mais de 100 pessoas presentes, as propostas apresentadas foram feitas por escrito e também on-line durante a pré-conferência, que aconteceu no dia 5 de agosto, em diversas unidades de saúde de Mairiporã e também durante o encontro.

“A expectativa era de termos ampla participação popular, com diversos segmentos sociais e conseguimos atingir esse objetivo. As pré-conferências e a conferência municipal de saúde realizadas em Mairiporã foram de extrema importância para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde”, informou a secretaria de saúde.

A participação do Conselho Municipal de Saúde, através de seus conselheiros, dos profissionais de saúde, prestadores de serviços e gestores contribuiu para a melhoria futura do SUS.

“Todas as sugestões, que vão desde melhora na sistematização da assistência do pré-natal até a melhora na estrutura física, ampliação dos recursos humanos e revisão dos territórios de áreas de abrangência das unidades de saúde, serão alinhadas com o PPA da Saúde, que vai de 2022 a 2025. Dessa forma, teremos melhorias de serviços como o atendimento nas unidades de saúde, focados na promoção de saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação”, acrescentou a responsável pela pasta.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Instituída pela Lei Federal 8.142/1990, que estabelece a participação da comunidade na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), a Conferência de Saúde acontece a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos da sociedade, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

A finalidade é a participação de todos no processo de formação das políticas de saúde e, principalmente do controle da qualidade da saúde em todos os níveis de governo (União, Estado e Municípios).