MAIRIPORÃ RECEBE NOVO ÔNIBUS ESCOLAR POR MEIO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

Nesta segunda-feira, 07, o prefeito Antonio Aiacyda esteve no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, para receber o ônibus escolar proveniente do Programa Caminho da Escola, criado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Mairiporã foi uma das mais de 140 cidades contempladas com o novo ônibus graças às solicitações da Deputada Federal Carla Zambelli.

O prefeito Aiacyda fez questão de destacar o apoio da deputada. “Eu não tenho palavras para agradecer a deputada Carla Zambelli, que fez questão de incluir Mairiporã no recebimento destes novos ônibus. Ela está sempre em busca de auxiliar o município encaminhando emendas. Uma verdadeira parceira da nossa cidade”, disse Aiacyda.

O evento contou com as presenças do Vice-Governador do Estado, Rodrigo Garcia; do Ministro da Educação, Abraham Weintraub; dos Deputados Estaduais Cezar e Jorge Wilson; além, é claro, da Deputada Federal Carla Zambelli, todos parceiros de Mairiporã. Aiacyda esteve acompanhado da secretária da Educação, Sonia Alves, e de Esportes, Ronaldo da Silva, além do vereador Chinão Ruiz.

O programa Caminho da Escola objetiva renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do DF e estadual de educação básica pública. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

Acessibilidade

Os veículos possuem características que permitem circulação tanto em zonas urbanas, quanto em zonas rurais, passando por vias sem pavimentação, terrenos acidentados e irregulares, sob condições severas de operação. Eles comportam até 44 estudantes sentados, além do condutor.

Os ônibus também estão equipados com dispositivo de acessibilidade. Uma poltrona móvel, que pode ser deslocada, garante o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.