Mairiporã será a sede do QUEST ANB3X3, um torneio internacional de Basquete 3×3, nova modalidade olímpica.

O evento, que será realizado nas quadras do Parque Linear, contará com 7 equipes nacionais e 5 estrangeiras que lutam no Circuito Profissional de Basquete FIBA3x3. O torneio acontecerá nos dias 25 e 26 de maio e a equipe vencedora receberá como premiação vaga no World Tour México de 2019 com todas as despesas pagas, onde concorrerá a uma premiação de 35 mil dólares.

As 7 equipes brasileiras foram selecionadas por meio da ordem de classificação da Liga da Associação Nacional De Basquete 3×3, em que as 5 melhores campanhas foram colocadas na chave principal do torneio, e as outras 2 vagas sairão de uma etapa qualificatória entre outras 6 equipes nacionais. Portanto, até o momento, as equipes nacionais confirmadas no evento são: São Paulo DC, Campinas, Santos, MG Bulls (Governador Valadares) e São Paulo CHR Basquete.

As equipes internacionais foram selecionadas pela própria Federação Internacional de Basquetebol 3×3, levando-se em consideração o torneio realizado nas Américas. As equipes que venceram os respectivos torneios nacionais: UNAM México, Paysandú Uruguai, San Juan Capitalinos Porto Rico, USA Basketball e Argentina.

É importante ressaltar que a entrada para o evento, que contará com muito som, DJs e MCs, além de torneios de arremessos e enterradas, será gratuita, para que todos possam conhecer melhor o esporte e a modalidade. E para os amantes de basquetebol em Mairiporã, além do espetáculo esportivo, o evento marcará a reinauguração das quadras do Parque Linear, que passarão por reformas.

O torneio será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Associação Nacional Basquete no Youtube: www.youtube.com/basquete3x3

O Quest Internacional de Basquete 3×3 é uma realização da Associação Nacional de Basquete 3×3 – ANB3x3, com apoio da Prefeitura Municipal de Mairiporã, Secretarias Municipais de Esportes e Turismo de Mairiporã, chancela da Federação Internacional de Basketball – FIBA3x3, Confederação Brasileira de Basketball – CBB e Federação Paulista de Basquetebol – FPB.