Novo sistema de transporte público será implantado ainda em 2020

No segundo semestre de 2020, o governo municipal implantará um novo sistema de transporte público coletivo em Mairiporã. A mudança ocorrerá após a licitação para contratação da empresa que prestará o serviço, prevista para a próxima segunda-feira, dia 15 de junho.

O sistema atual é ineficiente, com ônibus grandes apenas em linhas circulares, o que gera um custo maior para um atendimento menor. Já com o novo sistema, o serviço prestado será bem diferente. Mais linhas serão criadas para atender mais bairros. Com isso, haverá, também, redução no tempo de viagem para os passageiros. Além disso, algumas linhas serão atendidas por ônibus convencionais, micro-ônibus e vans, mais novos e modernos, de acordo com a demanda de cada região.

Outro ponto importante é o plano de integração. No novo sistema, será possível realizar integrações dentro de um espaço de tempo de uma hora e meia, sempre no mesmo sentido, com o pagamento de uma única tarifa com o cartão eletrônico.

Siga o exemplo de um passageiro que sairá do Mato Dentro para o Terminal Rodoviário do Centro. Serão duas opções de linhas para chegar à Terra Preta (Via Canaã ou Via Sol Nascente). De micro-ônibus, o passageiro se deslocará até o Terminal Terra Preta, que ficará na Praça dos Namorados. Em seguida, fará a integração para um ônibus para ir do Terminal Terra Preta ao Terminal Rodoviário Central de Mairiporã. Este deslocamento será feito em tempo menor do que no modelo atual.

Vale destacar que o Edital de Licitação prevê adaptações futuras, de acordo com as necessidades demandadas pela população, sendo possível criar mais linhas ou alterar trajetos e veículos (de van por micro-ônibus, por exemplo).

O novo sistema de transporte público de Mairiporã será um importante marco para a mobilidade urbana da cidade, com a garantia de mais facilidade e agilidade aos munícipes.