PREFEITO DE MAIRIPORÃ ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES DE POLO ECOTURÍSTICO DA CANTAREIRA

Ações conjuntas promoverão o desenvolvimento do turismo consciente e sustentável

No último dia 28 de setembro, o prefeito de Mairiporã, Aladim, esteve no auditório do Polo Ecocultural, dentro do Horto Florestal de São Paulo, para assinar um protocolo de intenções de parceria no Plano de Desenvolvimento Turístico do Polo de Ecoturismo da Cantareira. O documento é resultado da lei municipal 16.832/2018, baseado numa ampla pesquisa realizada em 2020, norteando estrategicamente com dados e análises a promoção do setor na região que abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 7.910 hectares.

“Esse compromisso entre as cidades de Mairiporã e São Paulo é fundamental e a nossa cidade tem colaborado com dados técnicos para a elaboração do estudo que originou o Polo. Há muito tempo que necessitávamos elaborarmos instrumentos que promovam, de forma sustentável, a preservação e recuperação do meio ambiente, a geração de emprego e renda para toda a região, tendo como vetor de desenvolvimento a atividade turística. Temos que manter viva essa floresta com tantas riquezas naturais, históricas e com extremo potencial turístico, sem causar danos ambientais, fomentando a economia e levando o nome dessa nossa maravilha para mais pessoas em todo o Brasil e até mesmo fora do país”, lembrou o chefe do Executivo Municipal.

A parceria feita com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) da cidade de São Paulo, tem por objetivo atrair mais investimentos através do turismo rural, turismo de base comunitária-indígena nas aldeias guarani e outras vertentes turísticas. Além disso, uma das ações para o desenvolvimento está a criação de uma instância de governança e articulação de ações entre as cidades vizinhas, que se conectam por meio da Serra da Cantareira, além de melhorar as condições de acesso e mobilidade, infraestrutura e preservação da memória histórica e cultural da região.

Os participantes do encontro, incluindo a comitiva mairiporanense, realizaram visitações guiadas ao longo do dia, para conhecer de perto locais como o próprio Horto Florestal, o parque do engordadouro, o parque estadual da Cantareira, o monumento da Pedra Grande e outros espaços de visitação ecoturística.

Dentro do Polo de Ecoturismo da Cantareira estão inseridos outros dois importantes parques estaduais, o Cantareira e Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal. Ambos são áreas com mata atlântica nativa, com grandes mananciais responsáveis por produção de água usada no abastecimento da região metropolitana de São Paulo.

Participaram da agenda o prefeito de São Paulo virtualmente, Ricardo Nunes; a anfitriã do evento, Aline Cardoso da pasta (SMDET) da cidade de São Paulo; os secretários municipais de Mairiporã das pastas de Esportes e Turismo e do Meio Ambiente, além de representantes do Conselho Municipal de Turismo (ComTur) e Associação de Desenvolvimento Turístico (ADTur), assim como membros do Legislativo de Mairiporã.

Saiba mais sobre o Polo de Ecoturismo Cantareira em: https://www.polodacantareira.com/index.php