Prefeitura apresenta plano de auxílio mutúo

Na última sexta-feira, 31, a Prefeitura, por meio da Proteção e Defesa Civil, expôs, no Centro Educacional, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que é a união de empresas, poder público e comunidade para formar uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar no atendimento emergencial oferecido pelo governo, como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e Corpos de Bombeiros, sempre que são acionados para atenderem a uma ocorrência.

O PAM consiste em disponibilizar pessoal treinado, materiais e equipamentos adequados para que possam agir de forma rápida e coordenada, a fim de responderem imediatamente a catástrofes até a chegada dos socorristas. Quando acontece algum acidente de grandes proporções nas redondezas, mesmo que o serviço público seja acionado, o primeiro socorro que chega é o da vizinhança. Isso torna essencial que a comunidade esteja preparada, uma vez que, ao chegar ao local, pode controlar a situação.

A criação do Plano é de suma importância para o engajamento entre empresas, comunidades e órgãos públicos, gerando uma forte mobilização de pessoas na atuação diante de desastres, seja de caráter acidental, criminoso ou natural.