PREFEITURA CAPACITA FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE NA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE CASOS DE SUICÍDIO

Pensando no bem-estar e na saúde mental da população, a Prefeitura de Mairiporã realizou na sexta-feira (2), na Associação Comercial e Industrial, uma palestra de capacitação para os enfermeiros e auxiliares da Atenção Básica e Especializada de saúde, na tentativa de prevenir os casos de suicídio no município.

O encontro foi conduzido pela psicóloga Elaine Santos Silva e trouxe aos 30 participantes reflexões e um despertar na identificação de situações que possam levar a pessoa atentar contra a própria vida.

“Por conta da pandemia temos observados diversos estudos que mostram um aumento expressivo de transtornos mentais. Por essa razão, a secretaria de saúde resolveu antecipar as ações de prevenção, pois as patologias estão presentes todos os dias do ano e não podemos agir nas causas do problema somente no mês de setembro. A população precisa ser lembrada de quais recursos e apoio estão disponíveis diante de problemas como a depressão, ansiedade e outros tipos de doenças psíquicas”, salientou a coordenadora da atenção básica da secretaria de saúde de Mairiporã, Glaucia Fernandes.

Setembro Amarelo

Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza anualmente o ‘Setembro Amarelo’, mês em que diversas ações voltadas para a redução e prevenção de suicídios no país acontecem em estados e municípios.

De acordo com o site oficial da campanha, estima-se que 1 milhão de pessoas tiram a própria vida ao redor do planeta e desse número, cerca de 12 mil casos, acontecem todos os anos no Brasil. Em 96,8% dos casos concretizados e registrados estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e abuso de substâncias.