Prefeitura cria plano para combater o coronavírus em Mairiporã

Nas últimas semanas, o mundo vivencia uma pandemia (disseminação mundial de uma doença) do novo coronavírus, que é um vírus que causa infecções respiratórias. No Brasil, o vírus já está presente em diversos Estados, com o maior número de casos confirmados registrados em São Paulo. Por isso, a Prefeitura de Mairiporã preparou um plano de contingenciamento antes mesmo de qualquer caso ser confirmado no município. Tal plano consiste na criação de um protocolo de atendimento em todas as unidades municipais de saúde e de uma equipe volante que fará todos os acompanhamentos em futuros casos de isolamento domiciliar.

É importante destacar que não é necessário haver pânico, mas salientar que todos devem estar atentos às medidas de prevenção. São elas:

– Evite aglomerações

– Ao cumprimentar, evite beijos, abraços ou aperto de mão

– Lave sempre as mãos e evite tocar no rosto (use água, sabão e álcool gel)

– Cubra o rosto quando tossir ou espirrar

– Evite visitar idosos nesse período de maior transmissibilidade, pois pessoas acima de 60 anos estão no principal grupo de risco.

A Prefeitura também se prepara para realizar a compra emergencial de unidades de álcool gel, máscaras, avental, sabonete e papel toalha, ação permitida pela lei de pandemia.

Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

A Prefeitura também suspendeu diversos serviços, aulas e eventos que gerem possíveis aglomerações. Confira:

PAÇO MUNICIPAL

Em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19), a partir da próxima quarta-feira, 18 de março de 2020, o Paço Municipal restringirá os atendimentos ao público. O prédio não ficará aberto à todos. Os atendimentos ocorrerão apenas mediante agendamento prévio por telefone nos números 4419-8080 ou  4419-8081, das 8h às 16h. É importante destacar que muitos serviços estão disponíveis na internet, basta acessar o site oficial da Prefeitura (mairipora.sp.gov.br). Por conta desta situação, a Prefeitura suspenderá os prazos por 30 dias, para que não gere danos à população.

EDUCAÇÃO

As aulas serão suspensas a partir do dia 23 de março de 2020, sendo que entre os dias 16 e 20, a rede funcionará para orientar as famílias, para que possam se organizar, quanto a suspensão das aulas, inicilamente por 15 dias, conforme informativo/comunicado enviado às escolas e repassado aos pais e alunos pela Direção de cada Unidade Escolar. O Setor de Atendimento de Creche realizará matrículas com agendamento marcado via telefone, no sentido de evitar aglomeração e as novas inscrições estão suspensas temporariamente. A Divisão de Transporte Escolar não fará a recarga dos cartões, devido a supensão das aulas. O transporte escolar (Frota Própria e Terceirizada) dos alunos da rede municipal e estadual ficará suspenso por 15 dias a partir de 23 de março de 2020.

SEGURANÇA

O atendimento presencial está suspenso. Todos os formulários estão disponíveis nno site oficial da Prefeitura e preferencialmente deverão ser preenchidos e encaminhados via email para o endereço trânsito@mairipora.sp.gov.br.

ESPORTE E CULTURA

Os Parques e a sede da Secretaria de Esportes, além do Departamento de Cultura, estão com atividades suspensas. O atendimento ao púbico da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer será realizado exclusivamente por telefone, através dos números: (11) 4419-5271 | (11) 4604-3025 Unidade de Mairiporã de Esporte e (11) 4486-2111 – Unidade de Terra Preta ou (11) 4419-5446 – Unidade de Cultura de Mairiporã.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Estão suspensas todas as atividades programadas em grupo nos CRAS, em especial do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, e no CREAS, em especial os ações do Programa de Medida Socioeducativa (sem prejuízo do acompanhamento monitorado pelas equipes técnicas), e todas as atividades do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – C.C.C.A. Os atendimentos para Cadastro Único serão realizados por prévio agendamento nos telefones abaixo:

CRAS Terra Preta – (11) 4486-3629

CRAS CENTRO: (11) 4419-1624

CRAS Parque Petrópolis (11) 4485-5098

Serão priorizados os usuários idosos e deficientes com pendência no INSS para fins de requerimento do BPC. As equipes entrarão em contato com os indíviduos / famílias, nos casos mais complexos, para agendamento de atendimentos nas unidades. Os serviços de acolhimentos para Crianças, Adolescentes e idosos serão orientados quantos aos procedimentos internos a serem adotados, em parceria com a Secretaria da Saúde. As reuniões das instâncias de controle (CMDCA, CMAS, CMPD, CMI) estão suspensas por 30 dias, assim como os encontros formativos do Programa Mãe Mairiporanense.

MEIO AMBIENTE

Está suspenso o atendimento presencial. O atendimento poderá ocorrer através do email sma@mairipora.sp.gov.br não eximindo o pagamento de taxa para casos de autuação de processos.

HABITAÇÃO

Suspensão de atendimento presencial por 30 dias a grupos de vulnerabilidade.

EVENTOS

Estão suspensos todos os eventos públicos programados, como o Baile de Aniversário de Mairiporã e a Festa de Aniversário de Mairiporã, além de inaugurações e reinaugurações.

Atitude fundamental é não disseminar as ‘fake news’ com informações equivocadas. Por isso, procure sempre por fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, o Governo do Estado ou a Prefeitura de Mairiporã. Se tiver alguma dúvida sobre qualquer informação, não repasse.