Prefeitura de Mairiporã participará da Campanha Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria de Saúde, participará da Campanha Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, que ocorrerá entre 25 e 30 de novembro, através da programação de ações coletivas de intensificação do controle vetorial e atividades de eliminação de criadouros.

A Secretaria de Saúde trabalha de maneira constante durante o ano inteiro e realiza parcerias importantes com outros órgãos públicos, como Secretaria da Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, entre outros.

A criação da ‘Brigada contra o Aedes’ ocorreu para que cada setor indicasse servidores que hoje são responsáveis por realizar vistoria semanalmente para o combate de criadouros.

No período de 25 a 30 de novembro de 2019 serão intensificadas as ações nas escolas estaduais, municipais e particulares do Estado de São Paulo com dois objetivos: verificação das condições do ambiente escolar para evitar a proliferação de mosquito no período de recesso escolar e orientação a alunos e pais sobre as medidas preventivas da dengue e demais arboviroses.

É importante ressaltar que o combate à dengue não é apenas uma responsabilidade da Prefeitura, mas sim um trabalho que deve ser realizado em conjunto com toda a população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar com condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a prevenção contra a dengue.

Confira algumas medidas de combate à dengue para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti:
• Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
• Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
• Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;
• A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
• Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
• Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
• As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
• Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
• Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
• As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
• Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), deve avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada