Prefeitura inicia ações da campanha “Outubro Rosa”

Na última terça-feira, 01, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira ação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O evento ocorreu no bairro do Hortolândia. Durante o mês inteiro, serão realizados diversas ações em todas as unidades de saúde do município com rodas de conversa, debates, orientações e oficinas.

“Nós estamos trabalhando sempre com o foco na prevenção de doenças. E nós não estamos medindo esforços em ações deste tipo”, disse o prefeito Antonio Aiacyda. “O câncer de mama é uma doença que acomete milhões de mulheres todos os anos. Por isso é importante que as mulheres mairiporanenses procurem uma unidade de saúde para realizar os procedimentos necessários para prevenir a doença”, completou.

O objetivo dessas ações é conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina. Atualmente, o câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, são grandes as chances de cura.