Prefeitura inicia ações do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, iniciou na última quinta-feira, 17, um novo projeto para o município, o Programa Saúde na Escola. O Programa é uma ação voltada para as crianças, adolescentes e jovens da Rede Pública de Ensino.

O objetivo é desenvolver promoção da saúde, prevenção de agravos e o fortalecimento entre as redes de Saúde e Educação. Para isso, são realizados controle antropométrico, avaliação bucal e teste oftalmológico. Para os profissionais envolvidos no programa, a intersetorialidade amplia o cuidado. As transformações na saúde acontecem através da prevenção precoce. Na aprendizagem a saúde é fator fundamental.

As ações do Programa Saúde na Escola estão previstas para serem realizadas nas noves creches municipais.

Confira todas as ações que o Programa Saúde na Escola desenvolve:

I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
V. Prevenção das violências e dos acidentes;
VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;
IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.