Prefeitura lançará Programa Mãe Mairiporanense no próximo sábado

No próximo sábado, dia 19 de outubro, a Prefeitura, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, lançará o Programa Mãe Mairiporanense, que garantirá uma gestação adequada, desde o pré-natal ao puerpério de forma integral, sempre com acompanhamento de profissionais capacitados. O evento de lançamento ocorrerá a partir das 15h no auditório do Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira.

O Programa também oferecerá kits de enxoval às gestantes que realizarem todas as consultas, exames e participarem dos encontros formativos. Os kits serão compostos por banheira infantil, bodys, macacão, meias, saída de maternidade, cobertor infantil, toalha de banho, fraldas descartáveis, lenços umedecidos, chupeta, conjunto de mamadeiras e bolsa personalizada.

“Essa é a realização de um sonho. Há muito tempo tínhamos a vontade de criar um programa como este. E agora conseguimos. As gestantes terão um atendimento exemplar durante todas as fases da gravidez e ainda entregaremos os kits de enxoval. É mais uma etapa concluída do nosso Plano de Governo”, disse o prefeito Antonio Aiacyda.

O Programa foi instituído pela Lei Nº 3.828 de 20 de Maio de 2019, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal, mediante ações que visem a assistência à saúde e desenvolvimento social da gestante e do recém-nascido. Ainda de acordo com a Lei, as gestantes serão cadastradas no Sistema Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social, e receberão uma carteira de identificação, onde constem as informações de adesão ao pré-natal.  Terão direito aos benefícios as mães que realizarem o pré-natal na rede pública de saúde e possuírem renda de até três salários mínimos.

Passo a passo após a mulher ter conhecimento da gestação

1. Procurar uma Unidade Básica de Saúde e dar início ao pré-natal – os profissionais da saúde encaminharão a gestante para o CRAS de referência, que acolherá e irá cadastrá-la no programa. Deverá ser atualizado ou realizado o Cadastro Único;
  2. Adesão da gestante no Programa Mãe Mairiporanense – A gestante que realizar todas as consultas, exames e participar dos encontros formativos terá direito ao kit-enxoval. As gestantes terão direito a vale transporte (para participação nos encontros, exames e consultas) e visitação a maternidade;
  3. É de responsabilidade da gestante apresentar a carteira de identificação da gestante na creche, local do trabalho e demais órgãos públicos. Cumprir as normas médicas, inclusive referente aos filhos e a assiduidade nos encontros formativos.