Prefeitura realiza a campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria da Saúde, realiza a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, doença que atualmente mais acomete mulheres no mundo todo, no entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, são grandes as chances de cura.

Com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina, são realizadas diversas ações que acontecerão até o final deste mês. Dentre as ações de destaque, está o mutirão multiprofissional na UBS do Centro com atendimento ginecológico, coleta de papanicolau e agendamento de mamografia; caminhada monitorada e alongamento no parque esportivo de Terra Preta em parceria com a Secretaria de Esportes, que acontecerá no dia 15; a caminha azul e rosa que está com inscrições abertas e acontecerá no domingo, dia 20; e a corrida Pink & Blue, que será realizada no dia 27; além de ações internas de cada unidade de saúde.

“Eu sempre falo sobre as ações de prevenção, que são muito importantes para evitar a doença. E essa campanha Outubro Rosa é muito sobre isso, sobre como as mulheres podem identificar o problema ainda no início e já iniciar o tratamento. Por isso estamos com ações nas unidades de saúde por toda a cidade”, disse o prefeito Antonio Aiacyda.

Além das ações, a Prefeitura confeccionou 60 pequenas placas ‘Toque e Perceba’ e as espalhou pela cidade, além de 2 placas grandes (uma na rodoviária e outra no parque esportivo de Terra Preta), com o objetivo de demonstrar como as pessoas devem sentir um nódulo para identificar.