PREFEITURA REALIZA DIVERSAS OBRAS PREVENTIVAS CONTRA ENCHENTES

Entre os serviços executados estão a limpeza de tubulação e desassoreamento de córregos

Nessa semana a prefeitura de Mairiporã, através da secretaria de obras e serviços, está com obras preventivas contra enchentes em andamento, com limpeza de tubulação, desassoreamento e drenagem de alguns locais com histórico de alagamentos.

Na região central (parte baixa da cidade), no dique que passa ao lado do parque linear, as máquinas estão ampliando as margens do canal, promovendo um controle contra enchentes, por meio de um maior armazenamento das águas que se acumulam com as chuvas, para que a Sabesp faça um bombeamento com maior eficiência.

O córrego do ‘Itaim’, que fica paralelamente às margens da Rodovia Fernão Dias, na altura da entrada da cidade, também está sendo desassoreado, para que as chuvas não causem transtornos no local, em especial na Rua São Paulo, via que sofre com enchentes nos períodos das águas. Com mão de obra própria da secretaria, além do córrego, caixas de captação e tubulação estão sendo limpas, para uma maior fluidez das águas pluviais com a desobstrução do sistema de escoamento.

Além da tubulação já conhecida pelas equipes de limpeza, novas vias de captação e escoamento, que há anos estavam escondidas e completamente entupidas, foram descobertas e estão sendo abertas para ajudar ainda mais no combate às enchentes.

REVITALIZAÇÃO DE CANTEIROS E ROTATÓRIAS

Será iniciada a revitalização das rotatórias e canteiros do parque linear, divididas em duas etapas. A primeira etapa contará com novo paisagismo, instalação de novos alambrados e bancos e reparos na iluminação do local, próximo ao posto da Guarda Civil Municipal. A segunda etapa será a vez das rotatórias da entrada da cidade, com pintura de guias, limpeza, iluminação e jardinagem.

Terra Preta também receberá revitalização das rotatórias de acesso ao distrito nas próximas semanas.