Prefeitura realiza diversos mutirões de castração para cães e gatos

Neste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Defesa Animal, realiza diversos mutirões de castração para cães e gatos. Ao todo, já foram castrados 627 animais, sendo 370 cães e 257 gatos.

No dia 28 de setembro, próximo sábado, será a vez dos inscritos da região central. A ação ocorrerá na Escola Municipal Mufarrege Salomão Chamma. Já no dia 05 de outubro, o mutirão será realizado na Escola Municipal Idalina da Silva Cardoso, na região da Serra da Cantareira.

Os benefícios da castração para o macho é evitar fugas, tumores nos testículos, demarcação territorial, e a agressividade aumentada devido à excitação sexual.

Já para as fêmeas a castração é indicada pois evita tumores mamários e infecção grave no útero (Piometra), evita gravidez psicológica e suas consequências como depressão e infecção das glândulas mamarias e evita o cio, gravidez e o aumento populacional de animais.

Estima-se que 75% da população de cães no mundo esteja nas ruas e a única maneira eficaz de alterar esta situação é a castração dos animais.