Prefeitura realiza Palestra sobre Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na última segunda-feira, 24, uma palestra sobre Prevenção ao Suicídio, dando continuidade nas ações da campanha Setembro Amarelo.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Eliézio Aguiar, psiquiatra da rede de saúde do município, que abordou assuntos como: aspectos epidemiológicos, identificação de fatores de risco, abordagens e encaminhamentos. A ação contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais da área, entre eles médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

Realizar ações ligadas a prevenção do suicídio é muito importante, pois no Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, em média 32 brasileiros se matam por dia, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos alguém atenta contra a própria vida.

Além dos temas abordados sobre o suicídio, também foi realizada uma palestra sobre a “Importância da Alimentação e Nutrição adequada na Saúde Mental” ministrada pela Nutricionista Daniela Romaro.

A ação contou com a presença do Prefeito Antônio Aiacyda, da Secretária da Saúde, Grazielle Bertolini, e do Vereador Gusto Forti.