PREFEITURA REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA DA SAÚDE

Sugestões podem ser feitas on-line por qualquer pessoa.

Com expectativa de ter ampla participação popular, a prefeitura de Mairiporã inicia a pré-conferência de saúde, disponibilizando um formulário na internet para coletar informações e estimular a participação de todos, que contribuirão para a elaboração de propostas de políticas públicas para a conferência municipal de saúde. O objetivo é fazer com que diversos segmentos sociais participem, através de representantes dos usuários do SUS, trabalhadores e gestores da saúde no município.

“A pré-conferência serve de planejamento e elaboração de pauta, com diversas propostas dos segmentos sociais participantes, que serão apresentadas posteriormente na conferência municipal de saúde. Com isso analisaremos as condições da saúde no município e as ações do Plano Municipal de saúde”, destacou a secretaria de saúde do município.

A Prefeitura já disponibilizou um link para que todos tenham acesso e participem previamente, lembrando que, caso não consiga participar digitalmente, a pessoa poderá ir a um dos polos no dia 5 de agosto, das 8 às 17 horas, e fazer sugestões pessoalmente via formulário. Para participar acesse o documento através do link https://bityli.com/1EHxE

CRONOGRAMA:

No dia 5, os formulários estarão disponíveis para preenchimento manual em diversas unidades de saúde, em dois períodos.

Manhã

UBS Dr. Amadeu Mendes da Silva Neto – Rua José Claudino dos Santos, 139 – Terra Preta

UBS Mato Dentro – ESF – Est. Henrique Barbosa Ortiz, s/n – Mato Dentro

UBS Malvina Machado Wisniewski – ESF Vila Machado – Rua Antônio Bueno de Moraes, 119 – Vila Machado

UBS Selma Guaraciaba das Neves Costa – Rua Alzira Ferreira Campos, 480 – Jd. Fernão Dias

Micro área José Camilo Bexiga (Jd Sandra I) – Estrada Santo Antônio, 60 – Rio Acima

UBS Dr. Emílio Luiz Lattari – Rua Vereador Carlos Nunes dos Santos, 21 – Centro

UBS Júlio Fujikawa – ESF CANTAREIRA – Avenida das Caviunas, 180 – Pq. Friburgo

UBS Lajota – ESF – Estrada Laramara, s/n – Lajota

UBS Manoel Pinto Junior (Mimi) – ESF Jd. Pereira – Rua Francisco Miranda de Melo, 100 – Jd. Pereira

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Instituída pela Lei Federal 8.142/1990, que estabelece a participação da comunidade na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), a Conferência de Saúde acontece a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos da sociedade, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

A finalidade é a participação de todos no processo de formação das políticas de saúde e, principalmente do controle da qualidade da saúde em todos os níveis de governo (União, Estado e Municípios).