Sarampo: a melhor proteção é a vacinação!

A Prefeitura de Mairiporã, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem desenvolvendo várias ações com a finalidade de prevenir a disseminação do vírus do sarampo no município como monitoramento de cobertura vacinal para busca ativa de faltosos, capacitação para profissionais (principalmente médicos e enfermeiros) da Rede Municipal de Saúde, participação em web conferências e eventos estaduais para atualização da situação epidemiológica e planejamento das ações de contingenciamento do avanço do sarampo no Estado de São Paulo; revisão e atualização das vacinas de rotina de crianças que frequentam as creches municipais através do Programa Saúde na Escola – PSE, entre outras ações.

Durante um longo período, a doença foi considerada eliminada no Brasil, mas em 2018 novos casos foram confirmados e alguns óbitos ocorreram em decorrência de suas complicações. Em Mairiporã foi confirmado o primeiro caso de sarampo, no entanto, os profissionais de saúde foram orientados para que façam a notificação imediata ao sistema de vigilância aos casos que apresentarem febre e exantema (mancha vermelhas pelo corpo).

Ainda segundo a Secretaria da Saúde, é necessário que a população atualize a caderneta de vacinação. A orientação é para que aqueles que tem dúvidas sobre a atualização da vacina, vá o quanto antes até uma unidade de saúde mais próxima e peça para um profissional de saúde capacitado verificar e garantir a sua proteção. A vacina contra o sarampo faz parte da rotina.

Confira no link a seguir o informe completo do Ministério da Saúde: