SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROMOVE ENCONTRO ONLINE PARA CUIDAR DE QUEM CUIDA

1º. Encontro afetivo virtual do Manual em Família – Mairiporã

e se … for possível nos encontrar, apesar das distâncias?

Como é importante cuidarmos de promover bons encontros de partilha e diálogo!

Principalmente em momentos desafiadores onde precisamos estar bem para podermos estar resentes e disponíveis para cuidar e dar apoio ao outro.

A equipe do Manual em Família está muito animada com o início de percurso sensível e afetivo onde poderemos juntos colecionar aprendizados e trocar conhecimento. O nosso primeiro encontro com os profissionais da Assistência Social de Mairiporã foi virtual e aconteceu nessa última sexta-feira 09.04.2021.

A equipe do Manual em Família é composta por profissionais com experiências e capacidades distintas e complementares, trazendo uma contribuição bastante rica no cuidado e na entrega do nosso trabalho social com famílias. A pesquisa partiu de pesquisa sobre habilidades socioemocionais e sociorrelacionais, a partir da experiência pessoal, do reconhecimento de potência e da reconexão com as nossas memórias, aquelas que tem a capacidade de nos oferecer inspiração e suporte.
Fizemos uma breve chegada com bate-papo descontraído e café (pedimos para cada um trazer a sua xícara e uma gostosura)
O tema desse primeiro encontro foi “cuidar de quem cuida”. Propusemos atividades para exercitar o estado de presença, respiração, autocuidado, exercitamos a nossa imaginação e compartilhamos memórias a partir de uma pergunta. Exercitamos observar as coisas sob novos perspectivas através de ressignificados. Contamos histórias que nos inspiram e colhemos histórias dos participantes. E assim, os dois encontros, manhã e tarde, seguiram com as qualidades das trocas que surgem com as nossas proposições mas se multiplicam a partir das contribuições e trocas dos participantes.
“A gente está aqui se encontrando no virtual, mas bem que a gente podia imaginar um cenário bem gostoso para esse encontro, sentados na areia, todas juntos, molhando os pés nas ondinhas do mar, sentindo uma brisa gostosa e aquele cheirinho de maresia… e observando logo ali mais longe no horizonte, alguns barquinhos navegando ao som do vento.”