SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA TESTE RÁPIDO DE HEPATITE

Em referência ao Dia mundial de combate à doença, ação visa a detecção e prevenção.

Hoje dia 28, das 8h às 16h30, a secretaria da saúde fará testagem rápida para detecção de hepatites virais dos tipos B e C. A ação atenderá a todos que quiserem fazer o exame, sem a necessidade de agendamento e acontecerá no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O teste é simples, feito apenas com uma gota de sangue e o resultado fica pronto em 15 minutos.

A Campanha faz parte do Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial da Saúde, em 2010. No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019 que institui o ‘Julho Amarelo’, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional.

O “Julho Amarelo” tem por objetivo despertar a consciência preventiva, para evitar transtornos futuros. Também visa diagnosticar e fazer com que a pessoa busque tratamento precocemente, já que a doença viral é silenciosa e de longa evolução.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,7 milhões de brasileiros são portadores do vírus da hepatite C e 756 mil carregam consigo o vírus do tipo B da doença, ainda assim, muitas pessoas não sabem que são portadoras.

O CTA está localizado na Rua Coronel Otávio Azeredo, 131 – Centro (rua do hospital). O telefone para contato é 4419-6517.

Acesso Rápido

Skip to content