Secretarias de Educação e Saúde se unem no combate à dengue

Um plano de trabalho conjunto entre as equipes das Secretarias de Educação e Saúde, para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas e residências do município foi tema de reunião realizada na última segunda –feira, 19.

A reunião on-line que teve como objetivo discutir e planejar estratégias que envolvem a conscientização das crianças na prevenção da dengue contou com a participação da secretária da Educação, Lilian Braga, secretário da Saúde, Raphael Souza e todos os diretores da rede municipal.

Durante a reunião, foram delineadas iniciativas que visam não apenas transmitir informações, mas também desenvolver atividades práticas nas escolas, envolvendo os alunos de maneira lúdica e educativa. A ideia é que as crianças aprendam sobre os cuidados e prevenção para disseminar o conhecimento aos familiares e comunidade, a fim de incentivar cuidados que devem partir de toda população.

Além do trabalho nas escolas, a prefeitura de Mairiporã também está intensificando as ações em diversos bairros da cidade. Durante a ação a equipe visita as residências, faz o trabalho de remoção mecânica dos criadouros e passa todas as orientações aos moradores.

COMO EVITAR
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:
– NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.
– CAIXAS D’ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS – Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
– LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS – Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
– LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA – Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
RALOS – Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
– VASILHAS PARA ANIMAIS – Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
– FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA – Permita sempre o acesso da equipe da saúde em sua residência ou estabelecimento comercial.

Pular para o conteúdo