TERMINA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MAIRIPORÃ

Terminou na sexta-feira (13) a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece anualmente na cidade. As atividades e debates foram em diversos locais durante toda a semana, com atividades lúdicas e culturais para a população que participou de todos os encontros e dos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos.

Em sua 13ª edição, a conferência proporcionou aos usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) atividades de dança, poesia, música, apresentação teatral, monólogo e jogral. Além da diversão, temas importantes foram debatidos nesses dias de conferência.

No dia 9, no CRAS do Centro, o corpo técnico da secretaria de Assistência Social dialogou com o público presente sobre a Gestão e Acesso às Seguranças Socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos e proteção social.

No Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), no dia 10, foi apresentado o tema “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Já no terceiro dia de conferência, no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a temática central foi a Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades foi apresentado durante a agenda da quinta-feira (12) no CRAS Petrópolis (Centro de Referência de Assistência Social).

Na sexta-feira (13), último dia da conferência, com a participação do chefe do Executivo, do presidente do conselho municipal de Assistência social e da secretária municipal da pasta, a matéria ‘Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários’ norteou a conversa entre os participantes que estiveram no CRAS de Terra Preta.