UMA LUTA ANIMAL

Em Mairiporã a Causa Animal ganha casa própria e equipe dedicada

Após anos de mobilização de ativistas e protetores dos animais, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, garantiu à causa animal um espaço real na administração municipal. Desde o 15 de abril fica localizada na rua Cardoso César, 113, Centro, a base da Causa Animal Mairiporã.

Instalada num imóvel público e contando com uma equipe ligada à Vigilância em Saúde, Ambiental e à divisão de Zoonoses, hoje desenvolve um trabalho mais amplo. Antes restrito aos mutirões de castração esporádicos e campanhas de vacinação, ou seja focado no controle populacional e de doenças transmissíveis para humanos, as denúncias de maus-tratos e abandono ficaram diante de uma impasse sobre a competência para este tipo de trabalho, o que relegou esta atuação a uma participação coadjuvante da Defesa Civil.

Mas hoje a Causa Animal em Mairiporã é uma iniciativa única entre as cidades da região, uma vez que somente nossa cidade possui um espaço dedicado para isso. Embora ainda não disponha de orçamento próprio, já que a lei orçamentária aprovada em 2020 não previa a implementação desta atividade, a equipe tem trabalhado e recebido doações em produtos de empresários e o apoio de defensores independentes, bem como da ONG Mimos de Rua, única legalizada na cidade, apesar de haverem muitas outras.

Desde sua inauguração, a Causa Animal tem se concentrado na castração de animais resgatados da rua, em grupos pequenos de até 10 e feitas na Zoonoses, no atendimento às denúncias de maus-tratos e abandono, doação de ração para tutores em situação de dificuldade e na articulação para disponibilizar atendimento veterinário para animais doentes ou feridos e lares temporários os disponíveis para adoção. Vale lembra que no local é feito somente atendimento aos animais domésticos e não silvestres.

A pandemia e os animais domésticos

A equipe da Causa Animal informou que a pandemia agravou problemas típicos e criou novos, como o caso de animais abandonados, por não poderem mais ser mantidos pelos seus tutores, muitos dos quais perderam o emprego, ou mesmo animais cujos tutores faleceram em decorrência da Covid-19, e foram deixados sem o amparo de parentes dos falecidos, inflando bastante o número de ocorrências.

Rede de colaboradores

Um dos aspectos importantes da atuação da Causa é a rede de colaboradores, que vem dando total apoio. Muitos dos protetores e ativistas moram em diversos bairros da cidade, o que facilita a detecção de problemas por regiões, permitindo um trabalho mais direcionado pela Causa. Esses defensores também oferecem lares temporários para os animais resgatados e fazem a divulgação dos animais disponíveis para adoção. Por isso, a Causa Animal está levantando um cadastro de colaboradores dispostos a ajudar como puderem. É o caso de um senhor, cuja cachorra morreu e decidiu doar a casinha dela para ser o novo abrigo de outro animal.

Acesso Rápido

Skip to content