Você sabe o que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através de suas unidades, desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um conjunto de serviços e ações realizados, em coletivo no CRAS e no CCCA, de acordo com o seu ciclo de vida, buscando complementar o trabalho social com famílias, como também prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias, promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Neste momento as atividades estão ocorrendo de forma remota, on-line, e a interação feita via celular, devido ao período pandêmico. Ainda assim vem gerando um resultado satisfatório.

Como exemplo temos a Bruna, 11 anos, usuária do CRAS Terra Preta, que disse que “as aulas on-line são ótimas e ajudam muito nesse período da pandemia, contra a depressão e a ansiedade”. A Maria de Lurdes, outra usuária do programa, disse que “estava aposentada e em busca de novos desafios. Quando encontrei o serviço dentro do CRAS, eu me inscrevi na oficina de artes. Eu acho muito pouco duas ou três horas de aula diária. É importante, pois conhecemos outras mulheres e isso fortalece a nossa jornada enquanto guerreiras”.

A política de Assistência Social é a possibilidade do participante conhecer novas atividades sócio culturais, tais como o teatro, escrita, técnicas circenses, artesanato, música e habilidades criativas, desenhos, entre outras. Neste mês de março foram promovidas várias atividades relacionadas ao mês da mulher.

 

Outra coisa importante para os participantes do SCFV é que são organizados em grupos, a partir de suas respectivas faixas etárias, como:

Crianças até 6 anos,
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos,
Adolescentes de 15 a 17 anos,
Jovens de 18 a 29 anos,
Adultos de 30 a 59 anos,
Pessoas Idosas


Formas de Acesso

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,
o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu território ou CCCA, ou entrar em contato através do

e-mail:assistenciasocial@mairipora.sp.gov.br

Acesso Rápido

Skip to content