Conheça Mairiporã

Localização

Hino de Mairiporã

                        O município turístico de Mairiporã está localizado na região metropolitana de São Paulo. Com um dos maiores territórios dentre os municípios do estado (320,697 km2) e população estimada em 103.645 pessoas. Cortada pela Rodovia Fernão Dias – BR 381 –  é considerada uma das cidades mais bonitas do país, graças a suas belezas naturais, da qual fazem parte a Serra da Cantareira e a Represa Paulo de Paiva Castro, que compõe o sistema de abastecimento de água da capital. Destino procurado para turismo de contemplação e esportivo, também é conhecida como a “terra dos casamentos”, por concentrar o chamado “trade” de fornecedores e buffets voltados para eventos, principalmente para casamentos no campo e ao ar livre.

                        Quanto aos aspectos históricos, no que se refere a origem do nome: “Mairiporã” é um termo oriundo da língua tupi que significa “água bonita de Maíra”, através da junção dos termos maíra (“entidade mitológica tupi, que os índios associavam aos franceses”), ‘y (“água”) e porang (“bonito”).’ Em sua evolução, a área de Mairiporã, inicialmente chamada de Juqueri (planta leguminosa conhecida como dormideira), se configurou à maneira de outros núcleos de povoamento ao redor da Vila de São Paulo, servindo como proteção desta e ponto de apoio às rotas de ligação com o sertão interior. O povoado surgiu em fins do século XVI ou meados do século XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, erguida por Antonio de Souza Del Mundo.

                        Ao redor da Capela, e funcionando como apoio elementar de serviço às atividades rurais, originalmente exclusivas na área, surgiu um núcleo dotado de interessante traçado e capacidade de adaptação ao sítio pouco favorável de sua implantação.

                        Inseriu-se inicialmente na área de domínio administrativo de São Paulo e posteriormente a de Guarulhos. Em 1696, o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri.

                        A Vila de Juqueri adentrou o século XVIII como fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação. Não prosperou como outras localidades inseridas nas regiões das lavras de ouro e pedras preciosas, caracterizando-se como pouso de tropeiros que faziam o abastecimento das Geraes.

                        Em 1769, a Câmara paulistana determinou a abertura de uma estrada entre Juqueri e São Paulo. O “Caminho de Juqueri” transformou-se mais tarde na Estrada Velha de Bragança.

                        Antes Distrito da Capital (1874 a 1880) e de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos (1881 a 1888), Juqueri passou a ser município por meio da Lei Provincial 67, de 27 de março de 1889. Um ano antes da emancipação, a São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) construiu a Estação do Juqueri. No dia 24 de dezembro daquele ano, foi aprovada a Lei 233, permitindo a mudança do nome do município. A emancipação aconteceu em 1889.

Pular para o conteúdo