OFICINAS CULTURAIS 2022

CONHEÇA OS MÓDULOS DE OFICINAS CULTURAIS (ABAIXO LINK DAS INSCRIÇÕES )


MÚSICA

POLO GURI MAIRIPORÃ
O projeto Guri teve início em nossa cidade e promete força total a partir de agosto, após o recesso de férias. O Guri Mairiporã oferece iniciação musical para crianças de 06 a 10 anos, teoria musical, violino, viola, contrabaixo acústico e violoncelo para jovens de 10 a 18 anos, além de coral e orquestra de cordas comunitários, sem limite de idade. Você pode manifestar interesse por uma vaga através do link: https://tinyurl.com/GuriMairipora

PERCUSSÃO (E RITMOS BRASILEIROS)
Arte Educadora: Cássia Maria Oficina de percussão para iniciantes interessados em conhecer os ritmos, cantos e danças do Brasil através de estudos práticos de coordenação motora, leitura rítmica básica e prática de instrumentos de percussão. Aprenderemos a tocar: pandeiro, surdo, tamborim, chocalhos, baldes, tampas e outros instrumentos percussivos ligados aos ritmos com os quais nos relacionaremos: Samba, Rap, Congo de Ouro ̧ Ciranda, Funk e outros. Praticaremos no corpo e na voz os exercícios propostos. Faixa etária: a partir de 12 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

INICIAÇÃO MUSICAL (METALOPET VIBRANTE)
Arte Educador: Ralf Jesus Oliveira da Silva METALOPET VIBRANTE é um instrumento musical (Metalofone Ecológico) construído através de garrafas e tampinhas de plástico (Pet), elaborado pelo instrumentista e luthier, professor Ralf Jesus.  O projeto tem como objetivo principal introduzir as crianças ao ensino musical, por meio de brincadeiras musicais,  e às noções de sustentabilidade, através da construção dos instrumentos. Faixa Etária: Livre Atendimento em locais específicos. Consulte-nos!

VIOLÃO
Arte Educador: Silvio Neves de Souza Oficina de violão para iniciantes e intermediários, com foco no repertório da música popular brasileira. Faixa Etária: Livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

CORAL CÊNICO PERCUSSIVO
Arte Educadora: Roberta do Amaral Forte Coral Cênico Percussivo propõe o estudo da música por meio do canto coral, da percussão corporal e de objetos sonoros do cotidiano, integrados ao movimento e à interpretação cênica. Faixa Etária: a partir dos 9 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

CORAL INFANTIL
Arte Educadora: Sheila Alvez Oficina em grupo de aulas de canto, com o objetivo de promover o aprendizado do canto, a saúde vocal e a conexão entre o instrumento (voz) e o instrumentista (cantor/a). Faixa Etária: de 03 à 13 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

TÉCNICA VOCAL – AULAS DE CANTO
Arte Educadora: Sheila Alvez Oficina em grupo de aulas de canto, com o objetivo de promover o aprendizado do canto, a saúde vocal e a conexão entre o instrumento (voz) e o instrumentista (cantor/a). Faixa Etária: a partir dos 14 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

VIVÊNCIAS CULTURAIS

SERIGRAFIA – SILK SCREEN
Arte Educador: Thiago Aparecido Silva Serigrafia, também conhecido como silk-screen ou impressão a tela, é um processo de impressão à base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela. Faixa Etária: livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

TRANÇAS AFRO
Arte Educadora: Eva do Carmo Martins Você aprenderá a aplicar técnicas africanas para trançar cabelos, valorizando seu aspecto estético de diversidade e de representação cultural negra, desde iniciação ao aprofundamento da arte afro. Faixa Etária: a partir dos 12 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

ORIGAMI E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Arte Educadora: Márcio Grou Utilizar o origami como recurso plástico, ambientar e proporcionar a interação com a leitura e a narração de histórias. Além de proporcionar a apresentação de lendas, contos e festividades ocidentais e orientais. A confecção dos brinquedos em origami, também irá possibilitar uma maior interação entre os participantes. Faixa Etária: livre Atendimento em locais específicos. Consulte-nos!

ARTES CÊNICAS

TEATRO ADULTO
Arte Educador: Higor Pinheiro Oficinas teóricas-práticas de teatro, a partir de técnicas e jogos teatrais para o desenvolvimento expressivo do educando, levando a aquisição da linguagem teatral e desenvolvendo potencialidades. O aluno conhecerá o passo a passo da construção de uma apresentação teatral, até a sua apresentação final. Faixa Etária: a partir dos 18 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

TEATRO JUVENIL
Arte Educadora: Tabatha Lima Savarezzi O projeto teatral juvenil tem como objetivo incentivar o contato de adolescentes com a arte teatral, por meio da vivência do processo de montagem de um espetáculo. Esse contato permite não só um maior autoconhecimento como a abertura de um caminho válido para a formação cultural. Faixa Etária: de 12 a 18 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

TEATRO INFANTIL
Arte Educador: Higor Pinheiro Iniciação ao teatro, a partir de técnicas e jogos teatrais, para a socialização e integração da criança, com exercícios vocais e corporais. O aluno conhecerá o passo a passo da construção de uma apresentação teatral, até a sua apresentação final. Faixa Etária: de 03 a 11 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

CIRCO
Arte Educador: Gilberto Caetano A Oficina de circo propicia o exercício da infância e da adolescência de forma lúdica e fortalece as relações humanas a partir da experimentação de técnicas circenses em um ambiente de cooperação e cuidado coletivo. Faixa Etária: a partir de 03 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DANÇA

BALLET
Arte Educadora: Camila Francisco Melo Ballet é o nome dado ao estilo de dança onde os princípios básicos são: postura ereta, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria. Faixa Etária: a partir de 03 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DANÇA DO VENTRE
Arte Educadora: Sol Andrade Venha aprender a dança de ventre, uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Faixa Etária: a partir de 10 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

BREAK
Arte Educador: Davi Oliveira Vieira A cultura Hip-Hop e o Break pode ser uma chave de acesso para trabalhar diversas áreas de desenvolvimento pessoal e social na vida de um jovem. A ideia é usar o break como uma ferramenta pedagógica, além de trazer benefícios também para a saúde, já que mantém o corpo ativo e ajuda no controle dos batimentos cardíacos. Faixa Etária: a partir dos 08 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DANÇA COM TECIDO ACROBÁTICO
Arte Educadora: Di Amanacy O tecido acrobático (também conhecido como sedas aéreas, tecido liso, tecido aéreo, dança aérea, ou apenas tecido) é um tipo de performance na qual um ou mais artistas realizam acrobacias aéreas enrolados em um tecido. Faixa Etária: a partir de 07 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DANÇA POP
Arte Educador: Guilherme Rodrigues Ribeiro Dance pop é fortemente influenciado pela música eletrônica e possui uma grande ênfase em fortes batidas. Geralmente trabalha com coreografias do estilo pop contemporâneo usando nomes de artistas de grandes sucessos da atualidade. Faixa Etária: a partir de 06 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DANÇA ADULTO + 40
Arte Educadora: Lavínia Cruz Dança acima de 40 anos é promotora de qualidade de vida que através desta linguagem artística desenvolve atividade corporal de diversas formas e estilos musicais. Faixa Etária: a partir de 40 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

ARTES PLÁSTICAS/ VISUAIS

PINTURA EM TELA
Arte Educador: Raul Alfredo Duran Esta oficina de pintura é uma proposta de formação livre que objetiva o desenvolvimento da autoconfiança e a da descoberta do aluno em suas aptidões e potenciais. A partir da introdução da proposta pedagógica os desafios são sempre renováveis. Há sempre novas perspectivas de aprofundamento sobre as temáticas em geral: profundidade, tons, ambientação, luz e sombra, etc. Ao final da oficina haverá uma exposição dos novos artistas plásticos. Faixa Etária: a partir de 08 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

BIJUTERIAS – feitas com lixo eletrônico e outros resíduos
Arte Educadora: Naná Hayne Venha aprender a produzir acessórios e outras peças artesanais a partir do reuso de resíduos sólidos e do lixo eletrônico.  Excelente oportunidade de aprendizado para geração de renda. Faixa Etária: a partir de 14 anos CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

DESENHO
Arte Educador: Luís Henrique Rodrigues Técnicas, teorias e práticas para fomentar a criação artística em todos os meios possíveis, além de noções da história da arte e do desenho; das aplicações históricas e dos dias atuais. O desenvolvimento dos alunos será conduzido a cada oficina e será demonstrado em exposições pontuais. Faixa Etária: livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

ARTESANATO

CORTE E COSTURA
Arte Educadora: Roberta Cristina Florêncio de Melo O curso de corte e costura é ideal para quem queira costurar e criar sua própria roupas. São importantes para quem deseja ser costureiro, profissional da área têxtil e vestuário, estudante de moda e diversos outros profissionais que trabalham usando tecidos, seja de forma direta ou indireta. Faixa Etária: livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

CROCHÊ – EM FIO DE MALHA
Arte Educadora: Ademira Lehn Batista Firmino O fio de malha é o novo queridinho de quem faz crochê, venha aprender essa nova técnica e desenvolver sua capacidade de criação. Sua casa toda pode receber uma peça feita com fio de malha deixando o ambiente mais aconchegante e bonito com um toque de pessoalidade. Faixa Etária: livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!

CARTONAGEM
Arte Educadora: Alcina Alves Silva A cartonagem é uma técnica de artesanato baseada na criação de peças com papelão, cola e tecido. É possível confeccionar desde caixas decoradas até acessórios e mobiliário. Faixa Etária: livre CLIQUE PARA INSCRIÇÃO!