NOVO CADASTRO MUNICIPAL BUSCA IDENTIFICAR PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DA ECONOMIA CRIATIVA.

As atividades culturais e criativas geram 2,64% do PIB brasileiro e são responsáveis por mais de um milhão de empregos formais diretos, segundo estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), com base em dados do IBGE. Há no setor cerca de 250 mil empresas e instituições. (Fonte: cultura.gov.br)

Em um trabalho conjunto que conta com a participação de produtores culturais e organizações dos setores contábil, turístico e de artesanato de Mairiporã – com o importante impulso do SEBRAE e da FGV – está sendo criado um plano de desenvolvimento e estímulo do setor da ECONOMIA CRIATIVA no município.

Um município com as características de Mairiporã precisa dedicar um olhar atento e sensível para este setor. É possível estimular e potencializar diversas iniciativas amplamente capazes de gerar emprego e renda por meio da produção de espetáculos artísticos, produtos artesanais, games, recreação, produção audiovisual, música, conteúdos de comunicação, design, moda, gastronomia, eventos, festivais e toda a diversidade existente neste setor econômico em pleno crescimento no país e no mundo.

Para a primeira etapa, a de diagnóstico, foi criado um breve formulário de cadastramento, visando identificar os segmentos e as demandas do município. A partir deste mapeamento inicial, serão criadas estratégias para um processo de apoio efetivo a este setor.

Também está agendado o PRIMEIRO ENCONTRO GERAL para diálogos e identificação de demandas do setor criativo local. O encontro será realizado por videoconferência e para garantir participação nesta primeira atividade, basta realizar o cadastro simplificado pelo link – https://forms.gle/2wxiByCBKSbX7Ueq6  

Esta é uma iniciativa que conta com a articulação institucional da Prefeitura de Mairiporã, por meio da Unidade de Gestão de Cultura, e com os apoios da Secretaria de Turismo e Esporte, SEBRAE, FGV, ACONTAR, REMAI, ADTUR, ACE, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Turismo, APL Eventos e do Movimento Social Organizado ColetivaMENTE.